sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os jovens estão dispostos a fazer a diferença, diz presidente da Comissão para a Juventude

“As nossas dioceses estão demonstrando que têm muitos jovens dispostos a fazer a diferença para o crescimento da Igreja e da própria sociedade”. A frase é de Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. Ele participou, no dia 9 de setembro, da inauguração do Santuário Imaculado Coração de Maria, em Andradina (MS), Diocese de Naviraí.

A inauguração foi marcada por uma romaria que teve a participação de mais de 500 jovens, que também participaram de várias oficinas. Dom Eduardo foi o expositor da Oficina para a Juventude. Também participaram da inauguração Dom Ettore Dotti, bispo de Naviraí, e Dom Redovino Rizzardo, bispo de Dourados. Na oportunidade, entrevistamos Dom Eduardo sobre as expectativas com relação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em julho de 2013 no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.

Jovens Conectados: Qual a mensagem que o senhor trouxe aos jovens na romaria?

Dom Eduardo: nós estamos muito contentes de participar dessa romaria na Diocese de Naviraí. Essa oficina da Juventude me impressiona pela atenção e envolvimento que os jovens tem demonstrados nestes momentos que estamos passando juntos.

A Jornada Mundial da Juventude proporciona esse momento forte de reflexão sobre o sentido da vida e é claro que o jovem, quando se pergunta sobre o sentido da vida, toca no assunto de Deus, da Fé, da Religião, da participação na Igreja. E a nossa grande esperança – que já é algo visível nas várias dioceses – é que cada vez mais cresça nas nossas organizações uma opção efetiva e afetiva pela juventude e estamos percebendo pela peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que essa realidade é algo bastante forte. As nossas dioceses estão demonstrando que têm muitos jovens dispostos a fazer a diferença para o crescimento da Igreja e da própria sociedade.

Jovens Conectados: Qual a sua mensagem para os jovens que têm vontade de participar da JMJ?

Dom Eduardo: Queridos jovens, saibam ver desde agora a graça de Deus, que, com a JMJ, já está provocando conversões, animações e organizações. A JMJ tem um valor muito grande antes, durante e depois; saibamos aproveitar isso e façamos daquela semana de julho – mesmo que você não puder estar presente fisicamente no Rio de Janeiro – uma semana que signifique o divisor de águas na sua vida (um Antes e um Depois), e, dessa maneira, produzir ainda mais os benefícios para a sociedade e para a Igreja a partir do seu jeito jovem de ser e de fazer.

Jovens Conectados: Deixe-nos uma mensagem final.

Dom Eduardo: Confie em Deus, confie na Igreja, confie nos outros jovens, seja evangelizador de outros jovens, sejam missionários empolgados pelo Reino de Deus.

Por Davi Nilo de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário! Sua participação aparecerá aqui depois de aprovada pelos administradores desta página.