segunda-feira, 1 de julho de 2013

Missão solidária deve ser uma das novidades do DNJ 2013

Cerca de 30 pessoas participaram da primeira reunião de construção do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Atividades como missão solidária, gesto concreto e tendas temáticas devem ser confirmadas como novidades para a edição deste ano. O encontro foi realizado na tarde do último sábado (29) no Centro Social Marista (Cesomar) Ir. Beno, local que vai acolher o evento no dia 20 de outubro, Dia Mundial das Missões.


Após conhecer as instalações do Cesomar, os jovens refletiram sobre a temática do evento para este ano.  Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, o tema é “Juventude e missão”, o lema é “Jovem: Levante-se, seja fermento!” e a iluminação bíblica foi extraída de Jeremias 1, 17b, “Quanto a você, arregace as suas mangas, levanta-se e diga a eles tudo que eu mandar. Não tenha medo".

Em seguida os jovens partilharam ideias que poderão ser realizadas durante o evento, como uma missão solidária no Núcleo Social Papa João XXIII e bairros vizinhos, onde será realizado o DNJ, e envolver os participantes em um gesto concreto que possa beneficiar aquela comunidade.

Além de shows e celebrações, os jovens aconselharam a criação de tendas temáticas com oficinas culturais, exposição de projetos e iniciativas que valorizam a vida da juventude e até outros espaços como o de orientação espiritual.

Os jovens também pensaram no processo de divulgação. Um dos indicativos é promover um concurso para escolha do cartaz e de uma música para o evento. Essas e outras ideias serão analisadas e encaminhadas pela coordenação geral, juntamente com as equipes de trabalho. A previsão é divulgar a programação oficial no início do mês de agosto.

Desde 1986
O Dia Nacional da Juventude surgiu como gesto concreto da Pastoral da Juventude por ocasião do Ano Internacional da Juventude, decretado pela ONU em 1985. A primeira edição do evento aconteceu em 1986. Deste então, no final do mês de outubro, a data é marcada pela mobilização de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como igreja, a vida da juventude. Na arquidiocese de Maringá o DNJ é organizado pela Pastoral da Juventude com apoio do Setor Juventude.

Gelinton Batista / PJ Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário! Sua participação aparecerá aqui depois de aprovada pelos administradores desta página.